Contos Achados Design

Gustavo Mavie afirma que nunca esteve envolvido em actos de corrupção


Em entrevista a DW África, o jornalista Gustavo Maive diz que fez uma gestão rigorosa que lhe criou inimigos.


DW África: A sua indicação para a Comissão Central de Ética Pública tem sido duramente contestada pela oposição, inteletuais e jornalistas. Consideram que o facto do seu nome estar associado a uma gestão pouco transparente na AIM retira-lhe legitimidade de integrar a Comissão. Como vê esse argumento?

Gustavo Mavie (GM): Eu nunca fiz uma gestão pouco transparente ou danosa na AIM, longe disso. O que fiz na AIM foi uma gestão muito rigorosa, que me criou inimigos entre aqueles que, antes de eu ser indicado para a AIM vinham fazendo desvios de fundos, que eu depois me pus a combater. É preciso dizer que tinham sido essas pessoas que tinham orquestrado a minha transferência da AIM para Londres, em 1997. Fiquei quatro anos lá. Só voltei como diretor porque os trabalhadores, sabendo como eu era, exigiram que só podia ser eu a substituir o diretor que, na altura, estava a deixar os corruptos fazerem das suas. Reabilitei a AIM, equipei-a e fechei todas as torneiras através das quais todos os fundos eram drenados. Isso criou-me inimigos. Cheguei a expulsar 12 pessoas. Muitos recorreram aos tribunais, mas não ganharam. Portanto, esses que dizem que estou envolvido em esquemas de corrupção estão apenas a reproduzir o que ouviram dizer das bocas desses que me combatiam. Isso nunca ficou provado, apesar de ter havido um total de sete investigações de instituições abalizadas para o efeito. Nunca conseguiram provar o tal envolvimento em atos de corrupção, dos 14 anos em que estive lá.

Portanto, não estive nada envolvido em atos de corrupção, e a prova disso é que, em Moçambique, já foram julgados e condenados ministros e até diretores de organismos tão poderosos, mas eu nunca me sentei em nenhum banco dos réus. Que proteção é essa a um simples diretor como eu, quando até ministros foram condenados por terem praticados atos de desvios de fundos?
Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários