Contos Achados Design

Energias Renováveis: Governo já abrange 44% da População Moçambicana

 


  

 Mais de 44% da População Moçambicana já beneficia da Rede Eléctrica sendo que 4% por via das Energias renováveis pouca parte destas produzidas pelo Sector Privado, o Exemplo e da Empresa Engie Energy Acess Moçambique que está no Mercado Nacional a mais de 3 anos com mais de 100.000 Clientes, os avanços alegram o Governo junto com o Sector Privado e espera electificar a meta do país até 2030. 

Falando nesta quarta feira em Maputo na Celebração da meta e da comemoração da data, o vice Ministro dos Recursos Minerais e Energias Antônio Saide Destacou a Importância do Projeto de Energias Limpas. "Este marco representa o Compromisso desta empresa em Contribuir para o Alcance da meta do Acesso a energia em resposta ao Programa Nacional de Energia Para todos, lançado em 2018 por por sua Excelência Filipe Jacinto Presidente da República de Moçambique, estabelece duas abordagens uma dentro da Rede Eléctrica e a outra fora da rede eléctrica nacional apostando nos sistemas solares as residências como uma das soluções para a Provisão dos serviços de energia as Famílias. Avançou vice Ministro dos Recursos Minerais e Energias Antônio Saide.

Dentre vários desafios o Sector Privado ligado a energias renováveis debate se o financiamento para a implantação da qualidade de Energia e abrangir mais Nacionais, o Governo prevê nos próximos dias injectar cerca de Vinte e seis milhões de dólares para assegurar os projectos.  

Após Alcançada a meta de 100.000 clientes dentro dos 3 anos a Engie Energy Acess Moçambique quer avançar ao mais alto nível implantando a alta potencialidade de Energia para além do uso doméstico assegurou, o Director Geral Engie Energy Acess Moçambique Emídio Amadobai .

 "Nós iniciamos no mercado como uma empresa de sistemas solares domésticos, num sistema de 10 W a 50 w nos agora vamos lançar produtos que vao até 200, e consumo máximo de 10 Kilowotes, nos próximos meses estaremos a prover, isto obviamente tem suas limitações porque nos ainda não provemos vender Energia no mercado Moçambicano por conta da legislação que mencionei antes, porque está legislação está em actualização e já há aqui permissão para privado, sua excelência mencionei isto que já há permissão para o privado quem pode vender Energia em diversas redes como a indústria já pode usar e criar empresas" Disse.


Vodafone Mpesa e a plataforma electrónica usada para os pagamentos."para todos esses clientes que estão a fazer pagamentos e está e de borla eles não pagam nenhuma taxa eles podem estar a fazer este pagamento Diariamente, na verdade se você leva o que Director disse isto de trazer o sistema para os clientes e raro a 16 Mt por dia e baixou para os parceiros deles para 12mt e depois Mpesa e Vodacom contribuiu mais com 2m para baixar até 10 mt ". Disse Tawanda Gota Representante do Mpesa.

Para além de Energias Limpas para todo o país a marca tem contribuído para promoção de Emprego para Jovens.

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários