Contos Achados Design

Filhos de antigos combatentes e generais "são" militares fantasmas nas FADM

 


O escândalo sobre os militares fantasmas nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) veio destapar a podridão e corrupção militar que, por décadas, reinou e alimentou vidas luxuosas de altas patentes confiadas para garantir a defesa e soberania do país.

Fontes da “Carta”, devidamente posicionadas no Estado-Maior General das FADM, revelam que entre as irregularidades detectadas nos últimos meses está o crescente número de filhos de antigos combatentes, generais, coronéis e políticos, que engrossam a lista das FADM e auferem salários, mas sem nunca terem estado em uma formação militar e muito menos colocar os pés em uma unidade militar.

O esquema, dizem as fontes, incluía a distribuição de senhas de comidas, bebidas alcoólicas e combustível e dinheiro de renda. Trata-se de uma prática antiga e já enraizada e que nunca teve tratamento especial por parte dos sucessivos Chefe de Estado-Maior General das FADM.

As fontes não detalharam os nomes de filhos de antigos combatentes, generais e políticos que auferiam salários nas FADM sem serem militares.

Outra irregularidade detectada está relacionada a militares que auferiam dois salários. Tal facto, explicam as fontes, acontecia sempre que os militares eram transferidos de uma unidade para outra, pois, no lugar de serem pagos apenas no lugar de chegada, também recebiam salários processados dos seus locais de proveniência.

Refira-se que, devido à existência de militares fantasmas nas FADM, alguns militares viram os seus ordenados atrasarem, sendo que serão pagos esta sexta-feira. (O.O.)

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários