Segundo Ismael Nheze, o aluno que chumbar duas vezes no mesmo ciclo será levado para um psicólogo para se apurar os problemas por detrás da sua fraca capacidade de assimilar as matérias ministradas pelos professores. Aliás, na conversa com a nossa reportagem, a fonte disse haver vários factores que influenciam o fraco desempenho do aluno na escola: questões de saúde; problemas familiares; fome; necessidades educativas especiais; etc.
“Nenhuma criança pode reprovar mais que uma vez. Portanto, nós temos que perceber porque é que a mesma reprova”, frisou, sublinhando que a reorientação será conduzida por especialistas.
“A reorientação, numa primeira fase, ocorre nas escolas que estão organizadas em ZIP (Zona de Influência Pedagógica), que é constituída por cinco a sete escolas e, nesse local, há gente preparada para lidar com as diferentes situações”, garantiu.
Se a nível da ZIP não for possível corrigir os problemas apresentados pelo aluno, este será transferido para um Centro de Reorientação Regional, que terá a competência de lidar com os alunos de cada região do país. Neste momento, segundo o Director do INDE, existem nove centros regionais em todo o país, sendo três em cada uma das três zonas do país (sul, centro e norte).
“Se nestes Centros, as crianças não adquirirem competências, tendo em conta que a Lei abre a possibilidade para ensino vocacional e como no país há poucas escolas vocacionais, estas crianças devem ser ajustadas ao desporto, costura entre outras, sendo que, algumas podem ter dons para outras áreas. Portanto, estas crianças devem ser encaminhadas para fazer aquilo que elas sabem fazer. Nem todos estão para ser doutores, temos que pensar que a criança deve crescer num ambiente social e útil à sociedade, porque cada criança tem suas potencialidades”, rematou.
Na conversa que manteve com a nossa reportagem, Nheze não explicou que tipo de avaliação será feito nas classes sem exame para se aferir se os alunos estão a assimilar as matérias ministradas pelos professores, como forma de garantir qualidade na formação. (Marta Afonso)
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