Contos Achados Design

Rouba-se energia na zona nobre da Cidade de Maputo Desmantelada Ligação clandestina numa pastelaria


 


Por: Arsénio Manhice

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) desmantelou nesta segunda-feira uma ligação clandestina numa pastelaria que fazia consumo industrial de energia eléctrica ilegalmente, desde 2018. O empreendimento opera na zona nobre da cidade, concretamente na Av. Tomás Nduda, esquina com Av 24 de Julho, nas proximidades do antigo restaurante Cristal. 

Com base em suspeitas, uma equipa de inspecção da EDM dirigiu-se à pastelaria várias vezes na semana passada. No entanto, eles foram vedados o acesso, facto que obrigou os técnicos da EDM a insistirem e a decidirem pelo corte da corrente eléctrica nesta segunda-feira. Só perante esta posição da EDM foi possível ter acesso aos compartimentos da pastelaria. 

No interior das instalações, verificou-se que não há contador e foram montados fios num esquema que envolveu técnicos criminosos contratados pela pastelaria. 

De acordo com o Eng. Hermenegildo Macie, inspector da EDM, para conseguir roubar a energia, a pastelaria trabalhou com técnicos que conhecem o sistema de instalação de energia, o que significa que se tratou de um plano bem desenhado tendo em vista consumir energia sem pagar. 

A EDM ainda não aferiu os prejuízos resultantes do roubo na pastelaria, sabendo apenas que, em 2018, quando se fez o corte de energia na pastelaria, o cliente devia mais de 400 mil meticais. 

Dada a gravidade da situação, a PRM fez-se ao local de modo a averiguar os factos e deter a proprietária da pastelaria que responde pelo nome de Maria do Céu Martinho, o que não foi possível pois ela fugiu assim que se apercebeu da descoberta dos factos. 

No entanto, a PRM vai abrir um auto e intimar a Sra Maria Martinho de modo a responder pelos actos criminais e, acima de tudo, ressarcir a EDM. Em Moçambique, o consumo clandestino de corrente eléctrica é um crime punível nos termos de legislação específica. 

“Mensalmente, temos tido casos de empresários que consomem energia sem pagar. Na lista dos criminosos, estão restaurantes e fornecedores de água potavel privados” - disse o Eng. Macie.

Aos consumidores ilegais, a EDM avisa para abandonarem a prática, pois, a qualquer momento, serão descobertos uma vez que está em curso uma canpanha contínua para desmantelar o consumo ilegal da corrente elétrica.

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários