Contos Achados Design

Quénia: Projeto inovador transforma resíduos de plástico em material de construção

 


A Gjenge Makers é uma empresa que nasceu em 2018 no Quénia, que transforma resíduos de plástico em materiais de construção sustentáveis. A equipa encontrou nesta solução uma maneira de combater a poluição e de promover a reciclagem e o upcycling no país.


A Gjenge constrói atualmente tijolos de pavimentação, ladrilhos e tampas de esgoto. Já foram recicladas mais de 3 mil toneladas de resíduos pláticos, e criados centenas de postos de trabalho.


“A nossa visão está amplamente alinhada com os quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os números 8,9,11 e 13”. São eles, “Trabalho digno e crescimento económico”, “Indústria, inovação e infraestruturas”, “Cidades e comunidades sustentáveis” e “Ação climática”.


Nzambi Matee, fundadora da empresa, foi este ano a vencedora de África do concurso “Jovens Campeões da Terra 2020”, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A competição distingue inovações criadas por jovens com menos de 30 anos, que promovam a sustentabilidade ambiental.(Green Savers)

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários