Por: Arson Mbanguine
O Director Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Emanuel Dionísio, manteve, esta terça-feira, um encontro com os fazedores das artes e cultura no Ministério da Cultura e Turismo, para colher sensibilidades sobre a campanha de mobilização dos artistas para adesão ao Instituto Nacional de Segurança Social -
INSS, que será lançada brevemente.
A intenção da reunião era harmonizar com os fazedores das artes e da cultura as directizes relativas a este processo.
Emanuel Dionísio referenciou, no encontro, que antes de se avançar com este processo, é importante, primeiro, ouvir os próprios fazedores das artes e da cultura. A audição inclui, sobretudo, associações culturais que representam os diferentes segmentos a nível de produção artística, para que se caminhe na mesma direcção.
Dionísio disse também que o Ministério da Cultura e Turismo está a pensar no futuro daqueles que dão vida à produção nacional e a expectativa é que os fazedores das artes e da cultura contribuam para o seu próprio benefício.
De um modo geral, os artistas e representantes de organismos culturais nacionais alinham com a iniciativa e vincaram a necessidade de toda classe artística estar associada a núcleos, associações e ou organizações para uma melhor estruturação deste processo.
A campanha será lançada no dia 16 de Dezembro, pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, no cinema Scala, em Maputo, onde o INSS estará presente para explicar e esclarecer com profundidade os procedimentos e vantagens de aderir ao sistema nacional.
0 Comentários