Contos Achados Design

Caravela fala da actividade física para os hipertensos





Por: Izaldo Matavele

 

“A actividade física é a base da saúde mental e física”, defende o personal trainer Manuel Caravela em entrevista ao Contos Achados e ela é recomendável por inúmeras razões, sendo que a sua prática regular faz o com que o cérebro liberte substâncias que aumentam o nível de prazer, como as endorfinas, auxiliando na melhoria da qualidade de vida.


Em dois estudos de prevalência para factores de risco no que diz respeito as doenças não transmissíveis, denominados STEPS, realizados em 2005 e 2015, mostraram que nos últimos 10 anos, a prevalência da Diabetes Mellitus duplicou de 3.8% para 7.4%, a Obesidade manteve-se nos 7.3% e a Hipertensão Arterial aumentou de 34,9% para 39%.


Hipertensão Arterial é uma doença caracterizada pelo aumento anormal e por longo período da pressão arterial. O aumento da pressão arterial faz com que a parede das artérias aumentem a espessura, impedindo o fluxo natural da circulação.


Sendo está uma das principais causas de consulta externa no país. Na Cidade de Maputo, em particular, ocorrem 1.7 AVCs por dia com uma taxa de mortalidade de 40% segundo uma publicação recentemente da OMS.


Exercícios físicos são bons aliados tanto na prevenção bem como no controle da Hipertensão Arterial, porém em Moçambique ainda prevalecem vários mitos em relação a está e várias outras doenças. Perguntamos ao nosso entrevistado o porquê de ainda haver uma certa resistência em práticar exercícios físicos por parte dos adultos que sofrem da Hipertensão? Ao que respondeu que em muitos casos são desculpas inventadas para não se fazer exercícios físicos" e alerta para que se busque informação, "primeiro num profissional de saúde, isso depois da avaliação deste sobre o estado de saúde do hipertenso e em segundo lugar pode-se recorrer ao nutricionista porque eles ajudam na reeducação alimentar e terceiro evitar informações deturpadas de qualquer pessoa pois pode se dar o caso deste ter ouvido de um terceiro que não está formada sobre o assunto".


Manuel Caravela recomenda "como exercícios físicos para os que sofrem de Hipertensão pequenas caminhadas ou corridas de baixa intensidade, mas com um acompanhamento de um profissional que entenda da doença porque a frequência cardíaca de um hipertenso não é a mesma com a de uma pessoa não hipertensa".

Há que realçar que está doença na fase inicial não apresenta sintomas e não tem cura, mas pode ser controlada e evitada. Como diz caravela, "um dos factores que contribuei para que se devolva está doença é a alimentação.


De lembrar que o acidente vascular cerebral (AVC), a insuficiência cardíaca, insuficiência e ate paralisação renal são algumas das consequências deste mal. Factores como a genética, a idade, obesidade, sedentarismo, alta ingestão de sal, estresse, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas são alguns factores de risco preveniveis e não modificáveis para que se desenvolva a Hipertensão.



Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários