Contos Achados Design

Artista Coana ensina crianças a transformar o imaginário em realidade

 


Por: Manuel Henrique

Cerca de 200 crianças participaram no dia 25 de Dezembro, no bairro Olinda, no distrito de Inhassunge, província de Zambézia, da Oficina de Desenhos e Pintura, atravês do “Movimento solidário de Apoio às crianças locais no desenvolvimento de habilidades na arte criativa”, inicitiva liderada pelo jovem artista plástico Sebastião Coana, com apoio da Mineradora África Great Wall Mining Development. 


Através da pintura, segundo COANA, as crianças têm a oportunidade de exteriorizar seus medos, sonhos e alegrias, dentro do seu novo bairro de reassentamento recentemente oferecido pela mineradora, para além de serem expostas a um meio cuja finalidade é explorar suas capacidades cognitivas visando desenvolver o lado criativo que é aplicavel em qualquer carreria futura dos criadores do palmo e meio.



A oficina de pintura, seguida de almoço de confraternização, oferta de material escolar (cadernos e pastas), doação de 400 peças de roupa e agasalho, como presente de natal para as crianças e idosos, fazem parte de um vasto leque de actividades que a Mineradora leva a cabo anualmente, desde 2016. 


A abertura da oficina este ano, contou com a presença do Director da Mineradora, testemunhada pelas lideranças locais e membros da comunidade.

O Director da Africa Great Wall Mining Development, destaca o papel das oficinas de arte como ferramenta de desenvolvimento interior da criança.


“Esta inicitiva permite com que as crianças exteriorizem por meio do desenho e da pintura, seus medos, alegrias e sonhos a medio e longo. O mais interessante neste processo criativo, liderado pelo nosso parceiro Artista COANA, é que depois de todo exercicio, cada criança pode levar para casa uma tela, como prova de sua criatividade, do seu desenvolvimento interior”, ressalva o PCA da Mineradora.


Para o artista Coana, esta iniciativa não daria o mesmo efeito para pessoas já na fase adulta, por isso, o seu publico alvo, é voltado para crianças dos 7 aos 14 anos de idade. “Na verdade o propósito desta parceria com Africa Great Wall Mining Developement é proporcionar às crianças uma oportunidade para que elas descubram a sua capacidade de utilizar a arte como grande potencial do seu desenvolvimento cognitivo, despertando-as uma inovadora forma de encarrar tudo ao seu redor, para além de adquirerem uma nova postura diante de cada passo, e conquistas, ainda que pequenas, mas acima de tudo, ajuda-los a transformar fracassos em oportunidades para vencer na vida”, observou.


 “Num futuro próximo, irei juntar de forma faseada todos meninos, para voltarmos a pintar, nessa altura, a finalidade será expor as melhores criações e garantir acompanhamento especifico aos que mais se destacarem, começando pelo bairro, distrito, provincia, porque não ao nivel nacional e internacional, com apoio dos nossos parceiros da Africa Great Wall Mining Development?”, complentou COANA.

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários