Se quer conhecer o nível de higiene ou luxo de uma casa vai ao banheiro e depois a cozinha. São cartão de visita de uma casa.
Se quer conhecer a honestidade, a legalidade, humanismo e a moralidade de um país veja atuação da polícia. Sim a polícia. É cartão de visita.
Os nossos policias não conhecem a propria missão. Isto é triste. Se não estão a engravidar em Matalane e em vários centros de formação feminino estão a passear nas vias públicas como contratados da indústria cinematográfica a realizarem filmes pornos. Com qual finalidade? Ninguém sabe. Humilhar, divertir-se, passar o dia e esperar o salário. Falta de foco e definição da própria missão.
A polícia não tem direito de condenar, censurar ou publicar alguma imagem ou maltratar algum cidadão. Existem tribunais e instituições de direito. Toda pessoa apesar de qualquer erro e infracção que possa cometer tem dignidade e sacralidade que deve ser sempre respeitada porque é uma pessoa. A grandeza de uma pessoa não se reduz ao seu erro ou momentanea infracção.
Estes tipos não se interessam pelo Estado de direito que Moçambique procura cultivar. Recentemente foi aprovada a lei que proíbe esta bandidagem da polícia de andarem aí nas vias públicas com telefoninhos e qualquer acto de publicação de imagem sem consentimento.
Todos automobilistas sabem dos famoso "refresco". Falo da imoralidade e corrupção a todos níveis.Aqueles trabalham pra si. Estipulam a multa e vai directamente pra os seus bolsos e fazem com muita naturalidade.
Os países africanos estão nos lugares cimeiros de paises mais corruptos do mundo e Moçambique faz parte de entre os 10. Em outros países aqueles policias estariam nas celas e pegar de 5 a 10 anos de prisão. (Domus Oikos)
0 Comentários