Contos Achados Design

Manuel Caravela fala sobre como manter a forma longe do ginásio

 


Por: Izaldo Matavele


Opções não faltam para quem deseja praticar algum atividade física. Podem serem encontrar aplicativos ou vídeos que expliquem como executar determinados exercícios de forma a manter o corpo e a mente saudáveis ou alcançar certos objetivos.

No entanto, praticar atividade física tentando conseguir certas mudanças no corpo seja perder peso, ganhar massa muscular ou um outro, sem a orientação de um profissional de educação física, pode ter consequências graves, isso porque segundo o personal trainer Manuel Caravela, “a pessoa pode ir atrás de informações erradas e investir muito treino em dietas, que andam por na internet, convencido de que fazendo aquilo terá o que ele tanto quer e como resultado, além de efeitos negativos no corpo, pode ficar afetado psicologicamente”. Refere Caravela que é formado em preparação física e ginástica aeróbica, estando a trabalhar como personal trainer há pouco mais de dois anos.

No contexto actual, provocado pela pandemia da Covid-19, em que muitos Ginásios ainda permanecem fechados por não cumprirem na totalidade com as recomendações do Ministério da Saúde que visam a diminuição de novos casos de contaminação pelo sarcov-2. Muitos preferem exercitarem-se em espaços públicos que permitem a pratica da actividade física. Porém, como já referiu o nosso entrevistado, é preciso buscar acompanhamento de um profissional da área. Pois ele é que pode acompanhar e interferir no funcionamento do corpo com o objetivo de conseguir mudanças para a qualidade de vida dos seus clientes. Sendo um prestador de serviços particular especializado, que se rege por uma base científica comprovada que pode permitir a rentabilização do treino.



Por outro lado, Caravela, salienta que nem todos podem fazer o mesmo tipo de exercício. “Há pessoas que não podem fazer exercícios de muita intensidade devido ao seu estado de saúde”, diz ainda, “ser complicado ajustar um treino específico para todos, cada caso é um caso, cada pessoa tem um treino específico que vai de acordo com a sua condição física e as suas limitações”.


Manter a Forma

Para manter a forma longe do ginásio, o nosso entrevistado recomenda a boa disposição pois, se tem uma visão diferente do dia-a-dia, “depois procurar praticar qualquer exercício que estiver ao alcance, seja uma caminhada ou mesmo reaproveitar algumas brincadeiras”.

Para quem deseja perder peso através de caminhadas, Manuel Caravela diz não ser suficiente, é necessário combinar com uma dieta adequada.

Quanto a roupa, ela tem de ser apropriada para os treinos, “de preferência atlética e confortável que não limite a execução de exercícios”. Por último, aconselha aos que não estejam a praticar alguma actividade física, a começarem, pois há muitos benefícios, além de fazer bem a saúde, ela pode ser um meio de socialização. Não há desvantagem ao se praticar exercícios físicos”, termina .


Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários