Contos Achados Design

Antônio Englesse, fala da prática da atividade física em tempo de distânciamento social



Por: Izaldo Matavele


No último mês, centenas de jovens e adolescentes saiam as principais avenidas da cidade capital no final da tarde com vista a praticarem atividades físicas, o que suscitou certas questões dalguma parte da sociedade mais curiosa. Perguntavam-se, como é que indivíduos que fogem das aulas de educação física na escola saem a rua para fazerem exercícios?!

 
Situação está que chegou a deixar o secretário do estado para o desporto, Gilberto Mendes, constrangido e apelou  para que as pessoas fossem mais responsáveis e cumprissem com o estado de emergência, pois embora actividade física fosse benéfica, em aglumerado constitui perigo á saúde.

Conto achado conversou com o docente universitário e árbitro de basquetebol, Antônio Englesse, para melhor entender se nas condições sociais e económicas em que grande parte da nossa sociedade se encontra é possível praticar exercícios físicos sem sair de casa e conhecer os ganhos que advém da prática da atividade física.

Englesse, começou por dizer que embora nesses últimos dias não se verifique o que se notava nas semanas passadas, “é preciso que se evite aglomerações, porque a pessoa que prática, não só coloca em risco a sua própria saúde contraindo a covid-19, mas também põe em risco a da sua familia e amigos”.

Perguntado se é possível que as pessoas continuem a praticarem exercícios físicos em casa, olhando para a nossa realidade, Englesse, afirma que "se pode exercitar em qualquer lugar, não precisa necessariamente de um campo como muitos estão habituados ou um ginásio. Podemos exercitarmo-nos em qualquer sítio desde que tenhamos ideias para desenvolver actividades. Podemos por exemplo: saltar a corda, fazer abdominais, flexões ou corrida estacionária que é correr no mesmo lugar ou desenvolver o que o professor de educação física nos ensinou”.

A prática regular da actividade física além de melhorar a autoestima ajuda na circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, ajuda a emagrecer, diminui o risco de doenças cardíacas e fortalece os ossos. Há estudos ainda que provam que pessoas fisicamente ativas são mais concentradas e tem mais sucesso na escola, o que é confirmado pelo nosso entrevistado Antônio Englesse que refere que "é mais prazeroso estar com um indivíduo que faz exercícios físicos, pois este, pensa rápido e tem boa disposição".

 Por fim, Englesse, reitera que nessa época de pandemia, se pratique exercícios físicos em casa pois é muito mais seguro.

Reactions

Enviar um comentário

0 Comentários