Contos Achados Design

O Regresso Do Dono Da Posição: TITOS CHICHAVA




É possível que os jovens tenham pouco conhecimento acerca desta figura que fez e que ainda faz muito sucesso nas festas de famílias moçambicanas. A música dele pode ser ouvida em momentos de festa, como é o caso da obra intitulada posição, mas também, podemos escutar em ocasiões de reflexão tal como acontece com a música mwananga em que Chichava apela as jovens a cuidarem-se de modo a não terem filhos com pais diferentes, pois isso pode gerar conflitos quando esses forem adultos. A música de Titos Chichava combina com todos momentos sem deixar de ser educada. Chichava dá o pontapé de partida a sua carreira em 1972, quando por acaso cruza com Dilon Djindji e é convidado a fazer parte do conjunto denominado Renato Silva e no mesmo ano participa dum concurso apresentado pelo falecido Vítor José e que segundo este, Titos só não ganhou o primeiro lugar porque, "primeiro competi com grupos e segundo todos eram brancos, não havia negros, a plateia era de brancos e até para os meus pais entrarem, tive de pedir, por isso fiquei em segundo". Recorda o músico.
Estou certo amigo leitor de que em diferentes momentos do seu dia a dia escuta música. Talvez pode até nem se dar conta, mas a música nos rodeia por todos os lados. Há musica para dançar, namorar, relaxar, estudar, fazer ginástica e música  simplesmente para ouvir e lembrar o que jurou ter esquecido ou expressar o que não se consegue dizer em palavras. Existe música para tudo e todos.
Titos Chichava pretende voltar aos palcos e diz que teve de se afastar dos grandes palcos pois como todos nós sabemos, no nosso país é deficel viver apenas da arte de cantar e por conta disso teve de se dedicar a outras formas de sustento. Onde era responsável por uma empresa com diversas áreas. "Durante 12 anos fui responsável por uma grande empresa em Chokwe, devidida em várias áreas. Embora no princípio continuasse a actuar em eventos privados acabei me afastando por completo por que não mais dava para continuar a fazer as duas coisas".
Tal como fazem falta grandes nomes da música nacional e não só, que abandonaram os seus fãs sem dizerem o porquê, Chichava, com a penas uma obra discografica disponível no mercado, faz  falta e consciente disso, pede desculpa a todos seus admiradores que pergutam-se por onde anda aquele que  com uma voz calma e mesmo em canções dansantes, canta sem deixar de educar. "Peço desculpa aos administradores da minha música pelo meu aparente desaparecimento, estive ocupado com outros assuntos, mas prometo que desta vez venho, para ficar".
Reactions