Contos Achados Design

A PESSOA DO ANO


Greta Thunberg
Este ano, a pessoa eleita pela Time foi a ativista sueca Greta Thunberg, que inspirou um movimento global e se tornou símbolo da ação contra a mudança climática quando começou a faltar aulas às sextas-feiras para protestar em frente ao Parlamento sueco, pedindo que as autoridades reduzissem as emissões de carbono e tomassem medidas para controlar o aquecimento global. 
O tom da reportagem sobre Greta é, no entanto, bastante diferente do adotado nos textos sobre os líderes citados anteriormente.
“Por soar o alarme sobre a relação predatória da humanidade com o único lar que nós temos, por trazer a um mundo fragmentado uma voz que transcende origens e fronteiras, por mostrar a todos nós o que pode acontecer quando uma nova geração lidera, Greta Thunberg é a pessoa do ano da Time em 2019”, escreveu Edward Felsenthal, editor-chefe da publicação .
Em resumo, é verdade que Hitler, Stalin e Khomeini já foram nomeados a personalidade do ano pela revista norte-americana Time. A publicação frisa, no entanto, que escolha é baseada no impacto que a pessoa teve ao longo de determinado período e que não se trata, necessariamente, de uma exaltação de seus feitos. Esta conclusão é reiterada pelos textos que justificaram cada uma dessas indicações na época de sua publicação.
Reactions